Então, você quer assistir a uma partida de futebol em Portugal? Algumas dicas!

Você é fã de futebol e quer desfrutar de uma partida em terras lusitanas? Caso sim, temos uma configuração do futebol português em ordem decrescente para que você possa entender e, então, escolher a partida que mais lhe agrada. 

As Ligas Nacionais

As Ligas Nacionais são compostas por três níveis. O quarto nível e, onde existem, os quintos são as ligas regionais. 

A promoção e o rebaixamento operam em todos os níveis.

– Liga NOS: Porto, Sporting, Benfica…

– Liga Pro: Segunda Liga.

– Campeonato de Portugal ou Campeonato Nacional de Seniores: Divisões regionais.

– Ligas regionais e distritais: semiprofissional.

Liga NOS

A Primeira Liga, também conhecida como Liga NOS por motivos de patrocínio, é a principal divisão de futebol de associações profissionais do sistema de liga de futebol português. 

É organizada e supervisionada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

A Primeira Liga é disputada por 18 equipes, com as duas equipes mais baixas rebaixadas para a Liga Pro e substituídas pelas duas principais equipes não reservadas desta divisão.

Mais de 70 equipes competiram na Primeira Liga, mas apenas cinco foram campeãs. Entre elas, as “Três Grandes”: Benfica, FC Porto e Sporting.

As melhores equipes da Primeira Liga se classificam para a Liga dos Campeões da UEFA, com o primeiro colocado entrando diretamente na fase de grupos e o segundo nos playoffs da fase de grupos da “UEFA Champions League”. 

A Liga NOS possui um website oficial para informar os resultados, horários e locais das partidas.

Liga Pro

A Liga Pro foi fundada em 1990 como a Segunda Divisão de Honra, sendo o segundo nível do futebol português. A marca atual e o patrocínio foram introduzidos durante a temporada 2015-16. 

Todos os jogos são transmitidos pela Sport TV de Portugal, embora alguns deles sejam transmitidos apenas online.

A Liga Pro também possui um website oficial onde você pode, além de saber os resultados, informar-se sobre os locais e horários das partidas. Fique ligado para não perder nenhum jogo!

Campeonato de Portugal ou Campeonato Nacional de Seniores

O Campeonato de Portugal é a liga de futebol de terceiro nível. É a única liga nacional semiprofissional organizada pela Federação Portuguesa de Futebol.

A competição foi criada em 2013 como Campeonato Nacional de Seniores para substituir a Segunda e a Terceira Divisão de Portugal (terceiro e quarto níveis do sistema da liga de futebol portuguesa, respectivamente) para a temporada 2013–14. 

Em 22 de outubro de 2015, o concurso foi rebatizado como Campeonato de Portugal, seu designação atual.

O formato atual consiste em cinco séries de dezesseis equipes, organizadas de acordo com critérios geográficos, com exceção das equipes da Madeira, inseridas na primeira série, e dos Açores, inseridas nas duas últimas séries.

Essas são algumas informações importantes para que você entenda e acompanhe as partidas de futebol em Portugal. O país investe muito nesse esporte e atrai torcedores do mundo todo, não fique de fora e, caso ainda não tenha, escolha o seu time para torcer.

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *