O arquipélago de Madeira e Funchal

O arquipélago de Madeira, que tem como Capital Funchal, é um grupo de ilhas portuguesas localizado ao longo da costa oeste da África e, curiosamente, o arquipélago de Madeira e Funchal se tornaram um popular destino turístico americano no inverno.

Embora o inverno possa ser uma estação popular para os viajantes estrangeiros, a primavera é uma estação excelente para ver a vegetação exuberante das ilhas em plena floração.

A Ilha da Madeira e a ilha de Tenerife, nas proximidades, são chamadas de “a ilha da eterna primavera”, já que o clima é bastante atraente nos dois destinos durante o ano todo. 

Madeira oferece amplas oportunidades para aventuras ao ar livre durante todo o ano. 

Embora não haja muitas cidades para visitar na Ilha da Madeira, é fácil ficar uma semana em sua capital, Funchal, que pode servir como um centro de apoio enquanto você explora a vida e a cultura em cidades próximas de menor tamanho.

  • O que fazer no arquipélago de Madeira e Funchal

Aventuras ao ar livre, festivais e eventos frequentes são algumas das principais atividades da ilha. 

Em qualquer época do ano que você visitar o arquipélago de Madeira e Funchal, com certeza encontrará a atividade perfeita para adicionar um pouco mais à sua viagem às Ilhas da Madeira.

  • Centro De Estudos História Do Atlântico 

Se você quer adicionar um pouco mais de história a sua viagem, este é um museu interativo no Funchal que conta a história do arquipélago de Madeira e Funchal através de exposições permanentes e rotativas.

  • O Carnaval da Ilha da Madeira

Uma grande atração no Funchal, com eventos durante todo o ano. Na primavera, há a Festa da flor e, no verão, a cidade abriga o Festival do Atlântico.

  • Blandy’s Wine

Localizado no coração do Funchal, este destino oferece “tours” por 200 anos de vinhos da Madeira. 

Além disso, também é possível reservar uma estadia no famoso chalé ou participar de um dos eventos realizados por lá durante todo o ano.

  • Floresta Laurissilva da Madeira 

Patrimônio Mundial da UNESCO, a Floresta Laurissilva da Madeira é facilmente acessível de qualquer lugar das ilhas. 

Apresenta uma floresta de louros cheia de vida selvagem única, como uma espécie endêmica de pombo. 

  • Carro de  Cesto

Há muitas maneiras incomuns de se locomover pelo arquipélago de Madeira e Funchal, mas pegar o “Carro de Cesto” – de Monte até Livramento, Funchal – é um dos passeios favoritos dos turistas. 

A aventura consiste em descer a ladeira de dois quilômetros da Igreja de Nossa Senhora do Monte em um cesto com rodas.

  • Caminhada pelas Levadas da Ilha da Madeira

Caminhe por canais esculpidos pelos madeirenses do século XVI e que, ainda hoje, transportam água das áreas úmidas do norte para as áreas mais secas do sul.

Como esses canais passam pelas florestas da ilha, eles tendem a ser bastante panorâmicos para um passeio a pé de um dia.

Isso é apenas uma pequena dose do que o arquipélago de Madeira e Funchal tem para oferecer. Visite, é de tirar o fôlego!

About the author