As pessoas querem viajar para diferentes países e cidades por vários motivos: algumas fazem isso para vivenciar a cultura, outras para se divertir (elas podem experimentar jogar com ofertas como Codigo Promocional 22bet Chile no Chile) e outras viajam simplesmente por desejo de viajar.
Estamos felizes por você querer visitar Portugal – seja qual for o motivo. Mas uma vez que você decidiu nos visitar – como você decide qual cidade visitar?
Como decidir entre Lisboa ou Porto? As duas maiores cidades de Portugal são extremamente atraentes, com riquezas históricas, cultura, gastronomia, bares e diversão. Não é à toa que são as duas cidades portuguesas mais procuradas. Nós visitamos as duas e vamos dar algumas dicas.
Lisboa é a capital, portanto maior e mais populosa. Porto é aconchegante e permite passeios a pé.
Os encantos de Lisboa
Em Lisboa logo se conhece o Rio Tejo, é admirável a relação que os moradores têm com este Rio, é muito gostoso um passeio por estas águas.
Os turistas nunca deixam de ir à Torre de Belém, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, está às margens do Rio Tejo.
Lisboa tem diversos lugares para se visitar como Castelo de São Jorge, com muralhas gigantescas e uma vista fascinante, e o segundo maior Oceanário do mundo com mais de 30 aquários e 500 espécies de vida marinha.
É possível aproveitar também a noite de Lisboa com programações noturnas para beber, comer e dançar. E se você não gosta muito de badalações, Lisboa tem opções de festivais de cinema, espetáculos de dança e concertos de músicas clássicas. Claro! Não deixe de ir em um bom restaurante para experimentar o verdadeiro bacalhau e o pastel de Belém.
Em Lisboa você vai gastar mais do que em Porto, em especial com refeições e transporte. Este último principalmente por ser uma cidade maior e por isso possuir mais trânsito.
Lisboa costuma ser mais quente que Porto e no verão é comum temperaturas acima de 30 graus. Porto é mais chuvosa, inclusive foi preciso comprarmos guarda-chuvas por lá.
Os encantos da cidade Porto
Porto tem um ambiente medieval muito charmoso, pela Avenida dos Aliados o turista pode caminhar tranquilamente a tarde. A cidade também tem um famoso rio, o Rio Douro, acima dele passa a Ponte Luiz I.
Os visitantes ficam deslumbrados ao conhecer a Catedral da Sé, século XII, que é um imponente templo fortificado erguido em estilo romano-gótico. Porto tem também a Catedral Paço Episcopal, um lindíssimo palacete. Outro local extremamente histórico é a Torre dos Clérigos, com 75 metros de altura, 225 degraus que valem a pena serem subidos para admirar a belíssima vista.
E o que falar da Estação de trem de São Bento? Maravilhosa! uma das estações mais lindas do mundo com painéis de azulejos do artista Jorge Colaço que contam a evolução dos meios de transporte.
A tarde à beira do rio é encantadora, com casinhas coloridas onde os restaurantes colocam mesinhas ao ar livre de frente para a Ponte D. Luís I. Os cafés da cidade servem um prato muito famoso, a Francesinha, um sanduíche com linguiça, presunto, embutidos e bife, coberto por queijo derretido, um molho gostoso, servido em prato fundo. Nós adoramos!
Atravessando a ponte D. Luis I, que liga centro histórico de porto à cidade Vila Nova de Gaia, você vai experimentar os melhores vinhos do porto.
A noite de Porto costuma ser mais tranquila que as de Lisboa, mas também é possível encontrar lugares animados.
Enfim, é impossível escolher a melhor, a nossa turma ficou dividida. Tente dar uma esticadinha na viagem, conheça as duas e não vai se arrepender.